Curso de Formação Profissional de Professores e Formadores de Música

Curso de Formação Profissional de Professores e Formadores de Música

Curso de Formação Profissional de Professores e Formadores de Música

O Curso de Professores e Formadores de Música, promovido pela Academia de Música do Porto procura fornecer instrumentos teóricos e metodológicos atualizados e de referência, necessários à compreensão das políticas educativas, dos processos de escolarização e dos desafios que as instituições educativas enfrentam nas sociedades modernas contemporâneas.

Mobilizando uma perspetiva internacionalmente comparada, embora com especial ênfase na realidade portuguesa, problematizam-se as relações entre os fenómenos educativos e as dinâmicas socioculturais. Pretende-se, assim, atingir cinco objetivos nucleares: situar as diferentes perspetivas teóricas no entendimento da educação como fenómeno social; identificar as variáveis sociais que interferem nos processos e sistemas educativos; compreender a escola como um espaço de relação entre diferentes atores, projetos e expressões culturais; confrontar a experiência e/ou prática profissional com os contributos analíticos das ciências sociais, em geral, e da sociologia da educação em particular; problematizar, com base em instrumentos de análise adquiridos, as relações entre a escola, as famílias e as comunidades locais.


Área de Educação e Formação – Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas – Código do CNAEF – 146

Designação do Curso – Curso de Professores e Formadores de Música – Duração – 200h

Destinatários – Professores e/ou formadores de Música e/ou Educação Musical; Músicos profissionais ou amadores que desejem iniciar a sua formação como pedagogos da música.

Regime – Laboral e Pós-laboral

Forma de Organização da Formação – Formação Presencial

Certificação – Certificado emitido pelo Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).


Módulo I – Teorias de Desenvolvimento Pessoal e Social
1. Conceitos Básicos da Psicologia do Desenvolvimento;
1.1. Crescimento;
1.2. Desenvolvimento;
1.3. Maturação;
1.4. Aprendizagem;
2. Perspetiva construtivista-desenvolvimental sobre o desenvolvimento humano;
2.1. Alguns pressupostos teóricos e metodológicos;
3. Intervenção Psicológica e Desenvolvimento Humano;
3.1. O desenvolvimento cognitivo e moral – perspetiva de Piaget;
3.2. O desenvolvimento moral – perspetiva de Kohlberg;
3.3. O desenvolvimento pessoal – perspetiva de Loevinger;
3.4. O contextualismo desenvolvimental;
3.4.1. A teoria de Vygotsky;
3.4.2. A perspetiva ecológica de Bronfenbrenner;

Módulo II Análise Social da Educação
1. A escola como instituição social;
1.1 O conceito de escola e a sua evolução;
1.2 Os fundamentos e a criação da escola pública;
1.3 O processo de escolarização;
1.4 A igualdade de oportunidades, a democratização e a massificação escolar;
2. A escola e a sociedade;
2.1 A escola e a mobilidade social;
2.2 As teorias da reprodução cultural e social;
2.3 As desigualdades sociais e as desigualdades escolares;
2.4 O efeito de escola e a organização escolar;
2.5 A equidade e a eficiência nos sistemas escolares contemporâneos;
3. O sistema educativo português;
3.1 Breve abordagem histórica da escola em Portugal;
3.2 A organização escolar em Portugal;
3.2 Problemas atuais da educação portuguesa;

Módulo III Organização Educativa e Desenvolvimento Curricular

1. Definições de Currículo e de Desenvolvimento curricular;
1.1Natureza, fontes, abordagens do currículo, currículo formal e oculto. Atividade de investigação orientada: Projetos Educativos na área da Educação Musical;
1.2Projeto, planificação, programa e praxis curricular. Sistema Educativo de Portugal: Organização educativa; Área das Expressões/Música;
1.3Componentes estruturais do currículo: Objetivos; Conteúdos, Estratégias e Avaliação;
1.4Autonomia curricular de escola. Gestão flexível do currículo. Currículo, inovação e mudança;

Módulo IV Didática da Música
1. Fases;
1.1 Conceções e elementos da planificação: Conteúdos; Objetivos; Competências; Estratégias e Metodologias;
1.2 Recursos;
1.3 Avaliação;
2. Estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem: questões específicas relativas ao ensino da música;
3. Seleção de materiais, técnicas e recursos auxiliares no ensino / aprendizagem;
4. Estratégias diversificadas de composição/improvisação, audição (audição ativa) e interpretação musicais, na perspetiva da evolução da capacidade expressiva, pelo desenvolvimento da perceção e da criatividade.

Para mais esclarecimentos, especialmente no que respeita a condições de frequência, devem ser contactados os serviços administrativos.

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