Curso de Formação Profissional de Música Eletrónica e Produção Musical
A Produção Musical aborda um grande conjunto de conhecimentos teóricos e práticos sobre as mais diversas técnicas e tecnologias da música.
Neste curso, lecionado na Academia de Música do Porto, os formandos desenvolvem conhecimentos e competências na captação de som, composição, produção, edição, mistura e masterização de áudio digital. Sendo este um curso que envolve áreas altamente ligadas à tecnologia, o mesmo apresenta um conjunto de módulos que incorporam diversos recursos para que os nossos alunos sejam capazes de desenvolver projetos da música atual nas suas diversas perspetivas.
As competências de manipulação de software e linguagens de programação dão aos alunos os conhecimentos necessários à criação de novas soluções para qualquer vertente da criação musical, seja composição, processamento, aplicações, interfaces de utilizador, acesso à informação musical e instalações interativas.
São abordadas as principais técnicas de captação stereo e pontuais, utilização dos principais equipamentos de estúdio, tais como microfones, mesa de mistura, processadores de efeitos, amplificadores, entre outros, que preparam os nossos formandos para o desenvolvimento dos seus próprios projetos musicais, ou ainda em colaboração com outras instituições.
Na Academia de Música do Porto, os alunos têm frequentemente a oportunidade de desenvolver os trabalhos em conjunto com outros cursos ministrados na instituição.
Área de Educação e Formação – Áudiovisuais e Produção dos Média – Código do CNAEF – 213
Designação do Curso – Curso de Formação Profissional de Música Eletrónica e Produção Musical – Duração – 490h
Destinatários – Músicos amadores, profissionais e semiprofissionais; técnicos de som (estúdio, teatros/auditórios) e público em geral
Regime – Laboral e Pós-Laboral
Forma de Organização da Formação – Formação Presencial
Certificação – Certificado emitido pelo Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007) e Certificado pela RSL (Awarding the Contemporary Arts).
Objetivos específicos da Formação:
No final da formação os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender, teorizar e operar a conceção musical desde o processo de criação até à fase de consumo;
- Identificar escalas, intervalos e acordes, através da audição e da leitura, reproduzindo de forma oral e escrita os conceitos em questão;
- Criar e aplicar sistemas básicos de composição, organizando ideias elementares mediante o desenvolvimento de obras originais, na linguagem eletrónica e eletroacústica;
- Desenvolver técnicas de leitura de partituras, nas diferentes claves, em tempo real;
- Identificar as características musicais inerentes aos períodos renascentista, barroco, clássico e romântico através da audição e leitura de obras, identificando os respetivos períodos históricos;
- Compreender o funcionamento dos instrumentos musicais, no que respeita à sua radiação sonora através da audição e observação, identificando a sua família orquestral e tipologia acústica;
- Aplicar técnicas de captação sonora stereo e pontual, mediante os diferentes agrupamentos musicais, aplicando as técnicas de forma adequada;
- Compreender a forma como o som se cria e propaga nos vários tipos de materiais, aplicando-os adequadamente aos diferentes contextos;
- Compreender a forma como o som se propaga em espaços fechados e de que forma estes influenciam a perceção do recetor, tendo em conta os vários ambientes;
- Utilizar técnicas de edição e processamento de áudio sobre captações realizadas;
- Manipular o sinal de áudio, no meio analógico e digital, com vista à obtenção de novos sons de maior ou menor complexidade;
- Criar e pós-produzir sequências áudio e/ou audiovisuais, com o objetivo de concretizar obras musicais;
- Utilizar os conceitos dos módulos anteriores, de modo colaborativo realizando uma performance musical;
- Realizar um trabalho teórico/prático, no qual sejam mobilizados os conhecimentos adquiridos na formação, com vista à produção musical.
Conteúdos Programáticos
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Módulo I – Fundamentos do Áudio I // Duração – 20h
• Princípios teóricos do áudio analógico
• Microfones e padrões de polaridade
• Técnicas de captação aplicadas
• Equipamentos e sistemas de áudio
• Introdução ao áudio digital (Digital Audio Workstations)
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Módulo II – Formação Musical I // Duração – 20h
• Pulsação, altura e ritmo
• Fórmulas de compasso
• Introdução a intervalos tonais
• Escalas maiores e menores (relativas e homónimas)
• Tonalidade, armações de clave e ciclo de quintas
• Leituras rítmicas e melódicas
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Módulo III – Acústica I // Duração – 20h
• O que é o som e como se propaga
• Características físicas e psicológicas do som: amplitude, frequência, comprimento de onda, fase, timbre, duração, harmónicos e sons periódicos / aperiódicos
• A envolvente da amplitude de um sinal (attack, decay, sustain e release)
• Sons puros e sons complexos
• Introdução à psicoacústica
• Representação e análise gráfica de sinais
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Módulo IV – Práticas Sonoras I // Duração – 20h
• Montagem de sistemas e manuseamento de equipamentos de áudio
• Práticas de captação sonora
• Introdução a som ao vivo para eventos e performance
• Partilha, discussão e análise crítica de projetos e movimentos artísticos
• Acompanhamento de projetos práticos
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Módulo V – Fundamentos do Áudio II // Duração – 20h
• Princípios teóricos do áudio digital
• Edição de áudio e sequenciamento MIDI
• Introdução a processamento de áudio e instrumentos virtuais
• Organização de projeto e metodologias de trabalho
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Módulo VI – Formação Musical II // Duração – 20h
• Intervalos
• Tríades e inversões (maiores, menores, aumentadas e diminutas)
• Introdução a graus de escalas, harmonia, progressões de acordes e cadências
• Acordes a 4 e mais vozes
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Módulo VII – Acústica II // Duração – 20h
• Psicoacústica
• Efeito Doppler
• Pressão, potência e intensidade sonora
• Comportamento do som em espaços fechados (reflexão, difusão, absorção, difração, refração e ondas estacionárias)
• Análise de comportamento e tratamento acústico de salas
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Módulo VIII – Práticas Sonoras II // Duração – 20h
• Exercícios de edição de áudio e sequenciamento MIDI
• Práticas de captação sonora
• Práticas de composição e produção musical individual e colaborativa
• Práticas de som ao vivo para eventos e performance
• Partilha, discussão e análise crítica de projetos e movimentos artísticos
• Acompanhamento de projetos práticos
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Módulo IX – Produção Musical I // Duração – 20h
• Técnicas de composição e produção musical
• Estrutura, equilíbrio e textura
• Práticas de captação sonora
• Processamento de áudio e automação
• Síntese sonora e sampling
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Módulo X – Formação Musical III // Duração – 20h
• Intervalos
• Tríades e inversões (maiores, menores, aumentadas e diminutas)
• Graus de escalas, harmonia, progressões de acordes e cadências
• Acordes a 4 e mais vozes
• Reconhecer elementos de organização musical e estilo
• Leitura fluente nas várias claves
• Reconhecer e identificar intervalos fora de uma oitava, ritmos, motivos, escalas / modos, texturas e progressões harmónicas em obras musicais de inúmeras épocas musicais
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Módulo XI – Organologia // Duração – 20h
• O instrumento musical do ponto de vista físico
• Classificação cultural de instrumentos
• Classificação acústica de instrumentos
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Módulo XII – Práticas Sonoras III // Duração – 20h
• Práticas de captação sonora
• Práticas de composição e produção musical individual e colaborativa
• Práticas de som ao vivo para eventos e performance
• Partilha, discussão e análise crítica de projetos e movimentos artísticos
• Acompanhamento de projetos práticos
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Módulo XIII – Produção Musical II // Duração – 20h
• Técnicas de composição e produção musical
• Práticas de captação sonora
• Processamento de áudio e automação
• Síntese sonora e sampling
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Módulo XIV – Análise e Técnicas de Composição I // Duração – 20h
• Origens da música
• Períodos Medieval, Renascentista e Barroco
• Princípios da análise musical
• Repertório
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Módulo XV – Pós-Produção I // Duração – 20h
• Mistura
• Introdução à masterização
• Organização de projeto e metodologia de trabalho
• Entrega
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Módulo XVI – Práticas Sonoras IV // Duração – 20h
• Introdução à performance musical eletroacústica
• Práticas de composição e produção musical individual e colaborativa
• Práticas de som ao vivo para eventos e performance
• Partilha, discussão e análise crítica de projetos e movimentos artísticos
• Acompanhamento de projetos práticos
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Módulo XVII – Design Sonoro // Duração – 20h
• Design sonoro: Captação, edição, processamento e síntese
• Práticas de composição e produção musical
• Som para audiovisuais: Música, sound effects, atmosferas, foley e diálogo
• Sistemas multicanal
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Módulo XVIII – Análise e Técnicas de Composição II // Duração – 20h
• Períodos Clássico e Romântico
• Atonalismo, Dodecafonismo e Serialismo
• Introdução a música do mundo (Não ocidental)
• Repertório
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Módulo XIX – Pós-Produção II // Duração – 20h
• Mistura
• Masterização
• Organização de projeto e metodologias de trabalho
• Entrega
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Módulo XX – Práticas Sonoras V // Duração – 20h
• Desenvolvimento de projetos para performance ao vivo – Música colaborativa
• Práticas de composição e produção musical individual e colaborativa
• Práticas de som ao vivo para eventos e performance
• Partilha, discussão e análise crítica de projetos e movimentos artísticos
• Acompanhamento de projetos práticos
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Módulo XXI – Práticas Performativas // Duração – 20h
• Performance de música eletroacústica
• Composição e improvisação musical
• Introdução à programação para audiovisuais
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Módulo XXII – Análise e Técnicas de Composição III // Duração – 20h
• Blues e Jazz
• Música Concreta e Eletroacústica
• Música do séc. XX e XXI
• Repertório
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Módulo XXIII – Sistemas Digitais Interativos // Duração – 20h
• Programação para audiovisuais
• Sincronismo e coesão audiovisual
• Sistemas reativos e interativos
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Módulo XIV – Projeto // Duração – 30h
• Concretização de projeto de componente teórica e prática
Para mais esclarecimentos, especialmente no que respeita a condições de frequência, devem ser contactados os serviços administrativos.