Curso de Formação Profissional de Música Ligeira
O Curso de Formação Profissional de Música Ligeira pretende proporcionar aos formandos diversas experiências musicais significativas sob o tema do Jazz e do Blues, onde os alunos possam revelar e concretizar a sua expressividade e criatividade, e alargar os seus domínios de conhecimento.
Este Curso procura desenvolver a criação do sentido de responsabilidade nos formandos, no que respeita à conservação do património musical e cultural; procura ainda fomentar o gosto pela Música em geral; promover a interação intersocial; fomentar o trabalho em equipa; promover a aprendizagem e o desenvolvimento musical e criar experiências de aprendizagem que poderão depois ser aplicadas em contexto de trabalho.
Área de Educação e Formação: Artes do Espetáculo – Código do CNAEF – 212
Designação do Curso: Curso de Formação Profissional de Música Ligeira – Duração – 500h
Destinatários: Maiores de 16 anos, artistas executantes e de estúdio
Pré-requisitos: Entrevista onde o candidato deve demonstrar as suas motivações de acesso ao Curso
Regime: Laboral e Pós-laboral
Forma de Organização da Formação – Formação Presencial
Metodologias de Formação: Formação Teórica e Prática em Contexto de Trabalho
Material necessário: Livros de suporte
Instrumentos Lecionados: Guitarra Elétrica | Guitarra Acústica | Baixo | Piano | Bateria
Certificação – Certificado emitido pelo Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO), do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho), com enquadramento legal no Sistema Nacional de Qualificações (Decreto-Lei nº 396/2007).
Os objetivos específicos deste curso passam por:
- Desenvolver e aperfeiçoar a prática vocal e instrumental;
- Adquirir competências linguísticas e teórico-práticas;
- Compreender e refletir sobre os diferentes tipos de espetáculos musicais, vocais e instrumentais;
- Apresentar publicamente interpretações individuais ou em Combo peças musicais em géneros e forma contrastantes de acordo com as intenções e características próprias de cada compositor, estilo e género;
- Tocar em Combo um instrumento musical utilizando o vocabulário apropriado e de complexidade diversificada;
- Propor diferentes tipos de interpretação para uma mesma peça utilizando o vocabulário apropriado e argumentação ténica, artística e estética;
- Utilizar, combinar e manipular sons, elementos musicais, tecnologias e outros recursos apropriados para compor, arranjar e omprovisar músicas para fins específicos e com estilos diferenciados.
Conteúdos Programáticos:
Módulo I – Instrumento // Duração: 100h
- Estudo de Repertório
- Técnicas do Instrumento
- Improvisação
Módulo II – Formação Musical // Duração: 100h
- Formação Auditiva
- Ritmo (figuras musicais e pausas)
- Alturas (pautas e claves)
- Leituras rítmicas, melódicas e solfejo
- Identificação das estruturas básicas de composição modal e a sua transição aos inícios da tonalidade
- Leitura de cifras
- Aplicação dos conhecimentos a partituras das épocas respetivas
- Forma, textura, quadraturas
- Desenvolver técnicas de leitura de partituras, nas diferentes claves, em tempo real
- Conhecer as especificidades de cada instrumento, tendo em conta as suas características acústicas, mediante observação direta do instrumento
- Desenvolver a audição seletiva, durante a escuta de uma obra/peça, diferenciando as várias componentes musicais
Módulo III – Análise e Téncnicas de Composição // Duração: 100h
- Origens da Música
- Períodos Medieval, Renascentista e Barroca
- Princípios da Análise Musical
- Períodos Clássico e Romântico
- Atonalismo, Dodecafonismo e Serialismo
- Introdução a Música do Mundo (Não Ocidental)
- Repertório
- Blues e Jazz
- Música Concreta e Eletroacústica
- Música do Século XX e XXI
Módulo IV – Combo // Duração: 100h
- Execução e Interpretação de Peças
Módulo V – Didáticas do Instrumento // Duração: 100h
- Competências linguísticas e performance musical
- Modelos de Ensino e Reflexão sobre a sua aplicabilidade em diferentes contextos de performance
- Processos de Aprendizagem desenvolvidos na aquisição de competências teórico-práticas
Para mais esclarecimentos, especialmente no que respeita a condições de frequência, devem ser contactados os serviços administrativos.