Classe Suzuki
O método de Suzuki teve por base a aprendizagem da língua materna pelo processo da imitação. Este princípio foi aplicado ao violino, viola d’arco e violoncelo. A base do seu método consiste na imitação e assenta nos principais pontos: constante repetição, audição de boas referências musicais, reforço positivo com elogios constantes, prática performativa, construção de reportório, memorização e leitura tardia. Atualmente, e por todo o mundo, as instituições que aplicam o método optam pela integração da leitura numa fase mais inicial.
Para além dos pontos enumerados anteriormente, o método reúne outros aspetos essenciais, como a presença permanente e a participação ativa dos pais, criando desta forma uma triangulação entre pais-aluno-professor, essencial para o processo de aprendizagem. O desenvolver de um ambiente propício à aprendizagem e a existência de aulas individuais e de conjunto onde se reúnam todas as crianças que seguem o mesmo método de aprendizagem fazem parte destes pontos cruciais, assim como a apresentação regular em público através de pequenos momentos de exposição, quer para família ou amigos.
A metodologia das aulas é direcionada ao desenvolvimento cognitivo da criança e desenvolvida de uma forma gradual na exploração e prática instrumental, com aulas individuais e em grupo.
Carga Horária Semanal
- Instrumento: 1 Bloco de 30 minutos;
- Classe de Conjunto: 1 Bloco de 45 minutos;
Instrumentos Lecionados: Violino | Viola d’Arco | Violoncelo | Saxofone
Para mais esclarecimentos, especialmente no que respeita a condições de frequência, devem ser contactados os serviços administrativos.